COOPERATIVA | SERVIÇOS | PROJETOS | EVENTOS | CERTIFICADOS | PARCEIROS | LINKS | FALE CONOSCO
Histórico
Missão
Visão
Filosofia

Mais que uma cooperativa, uma realizadora de sonhos.

"Isso é um sonho para mim..." Foi essa a reação de Antônio Baptista Hortolani, ex-lavrador e ex-catador de latinhas, ao receber um convite para fazer parte de uma cooperativa de reciclagem que se formava em 2001, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo.

O mesmo convite também foi feito a José Carlos da Silva, e sr. Luís Carlos Mac Cracken, sr. Nilton Aparecido dos Santos, e a dna Neiva Maria Santos Silva, na época, membros da COOPESERT-SP – Cooperativa de Profissionais da Área de Montagem Industrial e da Construção Civil, sediada na cidade de Paulínia, no estado de São Paulo.

Tratava-se de uma iniciativa da ESTRE - Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos, hoje conhecida como ESTRE AMBIENTAL S/A. A ESTRE concluía a construção de uma unidade de triagem de materiais recicláveis e apoiava a organização de um grupo de pessoas que pudesse se responsabilizar por todas as atividades dessa unidade.

Empenhados com o novo desafio, Antônio Hortolani e José Carlos começaram a recrutar interessados em participar da cooperativa de reciclagem. Ao todo, somaram-se 16 integrantes.

O próximo passo era capacitar essas pessoas, o que foi possível graças à contribuição do Armazém da Natureza da cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, um centro de triagem, que se colocou à disposição para treinar os membros da COOPERLÍNIA AMBIENTAL DO BRASIL durante um período de 15 dias em suas instalações.

Finalmente, estava tudo pronto para o início dos trabalhos. Havia estrutura, mão-de-obra e muita vontade de ver esse sonho acontecer.

Foi assim que, em 03 de maio de 2002, nasceu a COOPERLÍNIA AMBIENTAL DO BRASIL – Cooperativa de Trabalhadores da Área de Gestão, Desenvolvimento, Execução de Serviços e Comercialização de Produtos Recicláveis e Reciclados. E não demoraria muito para que ela se tornasse referência em sua área de atuação, no Brasil e no exterior.

Com o compromisso de ser uma cooperativa de profissionais da área de reciclagem, e não somente de catadores, a COOPERLÍNIA AMBIENTAL DO BRASIL conquistou em 2004 a certificação de responsabilidade ambiental, a ISO:14001, sendo a 1ª cooperativa de reciclagem do mundo a conquistar a certificação. 

Hoje, com cerca de 30 sócios-cooperados e mais 25 reeducandos (presos em regime semi-aberto), a COOPERLÍNIA AMBIENTAL DO BRASIL segrega mensalmente 250 toneladas de materiais recicláveis provenientes de coleta seletiva da cidade de Paulínia e Valinhos, impedindo que todo esse material seja encaminhado ao aterro sanitário.

Além disso, somos integrantes da Comissão de Reciclagem de Paulínia – CRP, que é composta atualmente pela Prefeitura Municipal de Paulínia por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Projeto Lixo-Zero, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria da Criança e do Adolescente, a ESTRE AMBIENTAL S/A, CORPUS – Saneamento e Obras e a Associação Comercial e Industrial de Paulínia – ACIP.

A CRP foi constituída em outubro de 2003 com objetivo de desenvolver projetos voltados à conservação e preservação ambiental, e também criar condições de sustentabilidade as famílias da COOPERLÍNIA AMBIENTAL DO BRASIL.

O 1º projeto desenvolvido pela CRP foi o PROGRAMA PAULÍNIA RECICLA.

Todos os direitos reservados - Cooperlínia Ambiental do Brasil - 2008 NHW